No Doubt - Don't Speak (História da Música)

No Doubt - Don't Speak

Olá galera do Movimento Pop! Este é mais um artigo completo do "História da música" do Movimento Pop! Muito bem vindos!

Nesta sessão do site, de tempos em tempos, nós escolhemos uma música que fez sucesso e marcou uma determinada época e contamos a sua história.

Hoje, decidimos contar a história do hit "Don't Speak", o maior sucesso da banda americana No Doubt!

A história por trás da música "Don't Speak".

Lançada como single em 15 de abril de 1996, "Don't Speak" é uma canção do terceiro álbum do No Doubt, "Tragic Kingdom".

A música foi composta por Gwen Stefani e pelo seu irmão, Eric Stefani, e a sua letra é baseada no término do relacionamento (não tão tranqüilo) de sete anos entre Gwen e Tony Kanal, baixista da banda.

A música foi escrita ainda enquanto Gwen e Tony namoravam e, a principio, possuía um ritmo mais agitado. Após o término do relacionamento, a música sofreu diversas alterações na letra e nos arranjos até se tornar a baladinha melancólica que o mundo conhece hoje.

Com versos como "Eu realmente sinto que estou perdendo o meu melhor amigo" e "Posso nos ver morrendo", a canção mais 'sofrência' do No Doubt logo se tornou o maior sucesso da banda e um mega hit em todas as rádios da época.

Desempenho de "Don't Speak".

"Don't Speak" foi indicada nas categorias "Música do Ano" e "Melhor Canção Pop de Grupo" no Grammy de 1998, se manteve no topo da "Billboard Hot 100 Airplay" por 16 semanas e ainda recebeu os prêmios de "Melhor Vídeo de Banda" e "Vídeo do Ano" no VMA 1997.

Todas estas conquistas fez com que o "Tragic Kingdom" se tornasse 8 vezes álbum de platina só nos Estados Unidos, e 14 vezes ao redor do mundo.

Fora da América, a canção também foi número 1 na Bélgica, Holanda, Noruega, Suécia, Suíça e Austrália.

Nesta época, o No Doubt tomava uma popularidade imensa e os shows da banda lotavam estádios ao redor do mundo.

O controvérsio clipe de "Don't Speak".

Dirigido por Sophie Muller, o clipe de "Don't Speak" traz um pouco de polêmica (para a época) e pode-se caracterizar como um vídeo de interpretação confusa em alguns momentos.

Antes da canção começar, a primeira cena que vimos é Tony (sim, ele mesmo, o ex-namorado de Gwen) tirando uma fruta podre e cheia de larvas de uma árvore. Pela sua interpretação não ser de total transparência, esta cena foi censurada em diversos países e emissoras de TV que só exibiam o clipe após este momento.

Muito se especulava sobre qual era a mensagem que a banda queria transmitir nesta cena. Será que a fruta representa o relacionamento "estragado" que estava nas mãos de Tony e ele não tinha mais o que fazer?

A maior parte do vídeo se passa numa garagem onde Gwen e os integrantes tocam a canção, mesclando com cenas de um show da banda gravado em 21 de agosto de 1996, em Nova York, e cenas onde Gwen posa para fotos com árvores e frutas semelhantes, ou talvez as mesmas, da primeira cena. Porém estas frutas não estavam podres.

Em algumas partes da cena de "banda de garagem", Gwen canta muito perto de Tony, como se estivesse gritando e brigando com ele.

Fugindo um pouco do foco principal da canção, a banda também aproveitou o clipe de "Don't Speak" para retratar a sua insatisfação com a atenção e exposição diferenciada que Gwen Stefani recebia da mídia, ofuscando os outros três membros da banda.

O vídeo termina com a primeira cena do clipe invertida, onde Tony "devolve" à árvore a fruta estragada.

Durante a gravação, Gwen Stefani chorava muito e diversas cenas precisaram ser regravadas e editadas.

Gwen Stefani está "Cool" hoje.

Em 2005, quase dez anos depois e após muitos outros singles de sucesso do No Doubt, Gwen Stefani, já em carreira solo, lança a música "Cool" ("Bem" ou "Legal", em português).

A letra descreve uma antiga relação conturbada, que já teve o seu fim há tempos, mas que tudo está bem hoje. Qual será a relação que Gwen está se referindo nesta música produção? (rs)

Trechos como "E depois de todos os obstáculos é bom te ver com outra pessoa", "É um milagre que você e eu ainda somos bons amigos" e "O tempo sempre acaba com a dor", podemos dizer que Gwen superou tudo o que em "Don't Speak" tanto à angustiava.

Está claro que Gwen está dizendo que tudo está bem hoje, afinal, Gwen e Tony, ainda trabalham juntos durante muitos anos no No Doubt e cada um possui os seus respectivos casamentos e filhos.

Assista ao clipe de "Don't Speak":

PÁGINAS DO MOVIMENTO POP:

SAÚDE - DINHEIRO - MÚSICAS - FILMES - A FAZENDA - GAY - SOBRE - CONTATO